Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

A Residência James King

Neste post, vou compartilhar um trabalho que fiz na disciplina de Desenho Técnico, durante minha graduação em engenharia elétrica. Trata-se de uma modelagem em Sketch-Up, da Residência James King, uma bonita residência projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Residência James King - Arquiteto Paulo Mendes da Rocha


O trabalho em si, não é lá grandes coisas. Digo isso agora, mas na época foi F... de fazer. Primeiro porque pouco eu conhecia do Sketch up e de arquitetura  e segundo,  pelo pouco tempo que tivemos na época para concluir o trabalho.

A proposta que foi apresentada aos alunos, era que cada um deveria escolher uma residência diferente de um livro de páginas amareladas, que agora já não recordo o nome  chamado Residências em São Paulo: 1947 a 1975  de Marlene Milan e criar o modelo 3D no sketch up e as plantas baixas, cortes e fachadas no AutoCad. O livro, como o nome diz, é  uma compilação de projetos de residências, com cunho  modernista, da cidade de São Paulo, construídas entre 1947 e 1975, se não me engano.

Resolvi de antemão, que escolheria uma casa que realmente me desse vontade de morar, alguma com que eu me identificasse. Após  folhear as quase 500 páginas, me deparei com a Residência James King, Uma casa grande, construída sobre pilotis, toda em concreto aparente, com uma abertura central, rampas, subsolo, espelho d´água na cobertura, enfim, uma residência de alto padrão para ninguém botar defeito.  Olhei mais algumas outras páginas, mas nem precisava, já havia me decidido. Talvez por conta do pilotis, coisa muito comum em Brasília. Quando indiquei a minha escolha ao professor, ele (Doutor em Arquitetura) soltou logo: "Hum... Paulo Mendes da Rocha, boa escolha, você tem bom gosto, mas não vai ser fácil, tem certeza que quer fazer esta?". Fiquei ainda mais animado em fazer o trabalho. Na época, eu nem fazia ideia de quem era Paulo Mendes da Rocha e foi por ai que comecei o trabalho.

A modelagem que fiz pode até ser chamada de grosseira, se comparada com algum trabalho de alunos de arquitetura, as medidas não estão muito fidedignas à realidade. De fato, as fotos retiradas do livro base, não tinham nenhuma cota e apenas uma escala gráfica que ficou deformada após a cópia das páginas, como o leitor pode verificar abaixo. 









Estas eram as imagens que eu dispunha para começar o trabalho. Cheguei a procurar o endereço no google maps, e encontrei o local, porém a imagem de satélite não revela muita coisa, já que o terreno é bem arborizado e as árvores cobre quase tudo.



Realmente foi muito prazeroso fazer este trabalho; até então eu nunca tinha tido contato com o sketch-up e depois de duas semanas já tinha modelado uma residência inteira, e uma assinada por um renomado arquiteto. Desde então, nunca mais modelei outro objeto no sketch-up, fiz algumas plantas baixas no Autocad e mais nada. 




LINKS:
[EDITADO 08/09/2016] 
Caros leitores, não sei dizer ao certo o motivo, mas não tenho recebido as notificações dos comentários dessa postagem. Assustei com tanta gente pedindo os arquivos, em geral, as pessoas que responderam diretamente para mim, ou me encontraram via Google+ receberam os arquivos no mesmo dia ou no dia seguinte. Peço desculpa à todos que não foram atendidos.
Eu desisti de usar o 4Shared, então se você tem interesse nos arquivos, mande um email para dnail@dnail.org e solicite os arquivos que respondo em no máximo 24 horas.


Livro: Residências em São Paulo: 1947 - 1975 (reeditado recentemente e relançado pela autora)

Coletânea de Imagens em cores Residência James King, na época do trabalho, não tive acesso à essas fotos, uma pena... 






20 comentários:

  1. Ola me chamo Gabriel estudo arquitetura na FMU estou fazendo um trabalho sobre essa residência onde terei que fazer todos os projetos exatamente como fez, eu baixei o seus pdf e a sua maquete eletrônica, gastaria de saber se à possibilidade se você encaminhas os arquivos em DWG das plantas me mataria um bom tempo de trabalho.

    obrigado por tudo
    abraços
    contato: gabriel@pros.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, assim que tiver um tempinho eu te mando os arquivos por e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá Marília, agradeço a visita ao Blog.
      No final do post, há uma seção de links onde você encontrará os arquivos que procura.

      Excluir
  4. Boa tarde, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo e vou realizar um trabalho com esse projeto. Gostaria que se fosse possível, você me enviasse os arquivos em DWG..
    bruna_jacometi@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Olá, me chamo Flávia e farei um trabalho sobre essa residência. Você poderia me mandar as plantas por email, por favor?

    Aguardo.

    Email: fla.oliveira@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final da postagem existe o link para os arquivos que deseja. Obrigado pela visita

      Excluir
  6. Olá, me chamo Larissa,estudo arquitetura e urbanismo...estou fazendo uma maquete arquitetônica dessa residencia, e falta fazer as fachadas...vc teria as elevações ou fotos feitas do sketch-up ? Obrigadoooo

    e-mail: larissa_morandi02@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, voc~e foi minha esperança hoje, pois preciso das plantas com medidas desse projeto, mas seus dois arquivos do 4shared estão deletados, se puder me passe por e-mail, por favor? empreiteiraems@r7.com

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, verifique sua caixa de entrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi daniel, pode me passar também?
      leticiaortegac@hotmail.com

      Excluir
  9. Olá! Me chamo Thaísa e estudo arquitetura na PUC-PR. Estou fazendo um trabalho sobre essa residência e tentei baixar os arquivos disponibilizados no final da página, mas diz que foram deletados. Gostaria de saber se há a possibilidade de você me encaminhar o arquivo 3D da residência, em SKP. Me ajudaria muito muito mesmo!

    contato: thaisacercals@gmail.com / thaisacercal@hotmail.com
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  10. Olá Daniel!

    Sou estudante de arquitetura e estou fazendo um trabalho
    sobre essa residência, gostaria muita da sua ajuda!
    Poderia me mandar algum arquivo sobre essa residencia?

    Agradeço desde já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, deixar um endereço de resposta facilitaria o envio dos arquivos.

      Excluir
  11. Bom dia Daniel!

    Meu email é carmem.mariana@gmail.com

    Obg!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Daniel!

    Meu e-mail é siqueiraaugusto@hotmail.com

    Você pode me mandar seus arquivos? Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  13. Se puder me mandar por email agradeceria pro meu trabalho de THAU da faculdade!
    tabatagshinoda@gmail.com

    ResponderExcluir